MUNDIAL DE CLUBES FIFA [1ª Parte]

Hoje, na partida entre Al-Wahda/EAU x Hekari United/PNG começa o Mundial de Clubes da FIFA, torneio esse realizado nesse formato em 2000 e a partir de 2005. E como sou um grande fã dessa competição, irei postar aqui – em partes – alguns fatos e curiosidades dessa competição que é realizada desde 1960.

O torneio foi idealizado por Henri Delaunay, um dirigente de futebol francês que foi jogador e árbitro, porém de carreira curta. Aposentou-se após engolir o apito e ter dois dentes quebrados após levar uma bolada no rosto.

clip_image001Henry Delaunay

Entre 1960 e 1979 a competição era chamada de Copa Intercontinental, onde os campeões europeus e sul-americanos se enfrentavam em partidas de ida e volta. O critério era simples: num ano a primeira partida da disputa era em solo europeu e no ano seguinte em solo sul-americano. O desempate se daria numa terceira partida realizada num estádio neutro no mesmo continente da segunda partida.

clip_image002Real Madrid, primeiro campeão mundial

Em decorrência da dificuldade dos campeões europeus, a partir da década de 70, de disponibilizarem seus principais jogadores para o evento, de vices-campeões disputarem o título (71, 73, 74, 77 e 79) e até mesmo recusarem a participar (75 e 78), surgiu então a Copa Européia/Sul-Americana Toyota (no Brasil, Mundial interclubes), realizada em uma única partida, em solo neutro. Entre 1980 e 2004 a disputa foi realizada no Japão, já que o principal patrocinador é da terra do sol nascente.

clip_image003Nacional de Montevidéu, primeiro campeão da Copa Toyota

Em 2000, a FIFA, que não reconhece os campeões da Copa Intercontinental e da Copa Toyota, criou o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, competição essa com oito participantes de todos os continentes e algumas peculiaridades, como os vencedores das ligas da Oceania, África, Concacaf e Europa de 1999 e, Supercopa da Ásia, Copa Toyota, Libertadores e Campeonato Brasileiro de 1998.

clip_image004Corinthians, primeiro campeão do Mundial de Clubes FIFA

Nos últimos anos a competição, que mudou de nome novamente – agora Copa do Mundo de Clubes da FIFA – teve um significativo aumento de interesse, tanto por parte do público como das confederações envolvidas. Os torneios continentais ganharam maior importância, apesar de que para europeus e sul-americanos não mudou tanto assim.

EMIRATES SOCCER CLUB WORLD CUPBarcelona, atual campeão do Mundial de Clubes

Neste ano o Mundial de Clubes (denominação de minha preferência) contará com sete clubes, sendo eles os já citados Al-Wahda (atual campeão do país-sede, Emirados Árabes Unidos) e Hekari United/PNG (campeão da Liga dos Campeões da Oceania 2009-10), além de TP Mazembe/CON (Liga dos Campeões da África 2010), Pachuca/MEX (Liga dos Campeões da CONCACAF 2009-10), Seongnam Olhwa Chunma/CSL (Liga dos Campeões da Ásia 2010) e os favoritos (dá-lhe, Colorado!) Internacional/BRA (Copa Libertadores da América 2010) e Internazionale/ITA (Liga dos Campeões 2009-10).

Logo estarei postando mais algumas curiosidades sobre o maior evento esportivo para clubes de futebol.

Comentários
0 Comentários

Outros blogs

2leep.com
 
Pedro Pedreiro © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, templates para blogspot, and jogos para pc