A razão dos concursos públicos

Urnas_127072010110854

Há vários motivos para que você busque a carreira pública:

Estabilidade financeira: é possível ter certeza do quanto você receberá por mês, fazer planos para o uso desse valor, e correr menos riscos de se deparar com uma crise financeira.

Bom salário: ser servidor pode garantir um bom salário, pois há uma valorização maior do trabalho comparado à alguns cargos em empresas privadas.

Benefícios: os benefícios variam de acordo com cada órgão, entre eles estão: auxílio-transporte, auxílio-alimentação, plano de saúde, auxílio-creche, auxílio-maternidade etc. Além disso, a licença à maternidade tem um período maior, alguns tem plano de carreira (garantida a promoção), horário diferenciado, licença à capacitação (normalmente de 3 meses), creche, transporte para os funcionários, férias de trinta dias, 13º salário etc.

Segurança: após completar dois anos de efetivo exercício no serviço público, o servidor não pode ser mandado embora, a menos que cometa alguma falta muito grave.

Oportunidade para todas as idades: infelizmente o mercado de trabalho é muito seletivo, e muitos empresas usam a idade como critério de avaliação na hora de escolher o funcionário, que pode ser “velho demais” ou “muito novo” para trabalhar. Já na carreira pública, normalmente é preciso ter no mínimo 18, e no máximo 69, com exceção de alguns cargos.

Horário fixo: sempre há o horário certo de entrar e sair, assim como o intervalo para refeições. A não ser que algo tenha ficado pendente e precisa ser resolvido após o horário de expediente.

Aposentadoria: os servidores tem direito à aposentadoria do mesmo valor que o salário, porém sem alguns auxílios. Mas é uma ótima garantia de estabilidade mesmo depois de parar de trabalhar.

Ajudar no crescimento do país: ser servidor público pode ser uma forma de ajudar o país, independente da área de atuação.

Diante de tantos motivos para se tornar um servidor público, um pergunta me vem à mente hoje: se um político nada mais é do que um SERVIDOR PÚBLICO, porque não abandonamos o voto direto e partimos para o concurso público pra os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, prefeito, vereador e até presidente da república. Não acham que seria uma excelente maneira de se extinguir boa parte da safadeza que hoje nos acomente?

Pensemos nisso. Ano eleitoral é bom por esse motivo. Faz as pessoas pensarem. Ou não.

 

“Não existe concurso difícil, mas sim candidato bem ou mal preparado”

Comentários
0 Comentários

Outros blogs

2leep.com
 
Pedro Pedreiro © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, templates para blogspot, and jogos para pc