11 anos de uma história

Neste mês de setembro estou alcançando uma marca pessoal. São 11 anos de prática do Taekwon-Do. Algo que começou por acaso. Quando eu tinha 13 anos de idade foi diagnosticado em mim um problema grave de coluna, ocasionado por fatores genéticos e também por má postura. Meus pais na época recorreram à tratamentos na cidade de Porto Alegre pra tentar sanar esse problema. Saímos de Lages quase sem esperanças, e nem consigo me colocar no lugar deles nesse sentido. Bom, resumindo, o tratamento consistia em usar um colete ortopédico metálico q ía do pescoço até o quadril. Eita fase mais feladaputa que eu passei na minha vida. Também era necessário sessões de tortura numa fisioterapeuta. Foi por causa da Dr. Adriana que eu conheci o Taekwon-Do. Ela indicou como auxílio à fisioterapia, pois o consultório ficava no mesmo prédio que a academia.

Sempre me identifiquei com artes marciais desde criança, mas mamãe não deixava porque se eu já quebrava tudo no coice dentro de casa, e eu eu meus irmãos já quase nos matávamos, imagina o que poderia acontecer colocando técnica nessa bagaça. Mas consegui um motivo perfeito. Taekwon-Do iria colocar minha coluna no lugar de novo. Não tinha como ela negar. (solphoda)

Enfim. Com 14 anos comecei os treinamentos marciais. Me dediquei, treinava todo dia. Era pontual, respeitoso e obediente ao meu instrutor. Chegava na academia as 15h e saia as 21h. Se tornou um vício. Quanto mais eu treinava e adquiria conhecimento técnico e filosófico, mais eu me acalmava. Os manotaços já não eram tão frequentes. Minha agressividade foi domada.

Em 10 de dezembro de 2000 cheguei à graduação de faixa-preta 1º dan. Em 2005, 2º dan.

Vendo tudo que já passei nesses anos de treinamentos vejo que quanto mais o tempo passa mais eu tenho o que aprender. Agora, quero passar para meu filho os ensinamentos que tive. E passar pra vocês, pra quem não conhece, claro, um poquinho da doutrina marcial do Taekwon-Do.

O taekwondo (태권도) , também grafado Tae Kwon Do ouTaekwon-Do, é uma arte de combate coreana. Hoje em dia, é também um esporte difundido em todos os continentes. Nos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, teve seu "batismo de fogo", quando foi um esporte de exibição, continuando com este status nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 1993, o esporte foi adicionado ao programa olímpico oficial,integrando o programa a partir dos Jogos Olímpicos de 2000.

No sentido literal, Taekwondo significa, de uma forma muito geral, a "Arte de usar os pés e mãos". Se quisermos aprofundar um pouco, ou seja, traduzindo caracter por caracter:

  • "TAE" (태, hanja 跆) pé
  • "KWON" (권, hanja 拳) mão
  • "DO" (도, hanja 道) caminho

Em sentido global, Taekwon-Do indica a técnica de combate sem armas para defesa pessoal, envolvendo destreza no emprego das mãos e punhos, de pontapés voadores, de esquivas e intercepções de golpes com as mãos, braços ou pés, para a rápida destruição do oponente. Hoje em dia o Taekwon-Do tornou-se olímpico, e em muitas academias pratica-se o Taekwon-Do Olímpico, no estilo WTF. Basicamente um esporte de chutes com muita explosão.

Nos próximos posts quero aprofundar nas várias federações ou estilos. Por exemplo, eu iniciei no estilo ITS (International Taekwon-Do Society), mudei para o ITF (international Taekwon-Do Federation) e retornei ao ITS, a qual permaneço até hoje.

 

me siga no twitter @dcvgalvani

Comentários
0 Comentários

Outros blogs

2leep.com
 
Pedro Pedreiro © 2010 | Designed by Trucks, in collaboration with MW3, templates para blogspot, and jogos para pc